Pão de Açúcar investe em cultura e retoma sua posição de seleiro cultural no sertão alagoano.

O mês de dezembro se mostra bastante movimentado culturalmente em Pão de Açúcar, levando ao público da zona urbana e rural, principalmente na Ilha do Ferro, local conhecido nacionalmente por ser um seleiro nas artes em madeira e do bordado uma gama enorme de manifestações culturais.

Os investimentos públicos na pasta demonstram o compromisso da gestão com a nossa herança cultural. Nesta última semana o município recepcionou o IV Encontro Interestadual de Cheganças, Marujadas e Fandangos. O evento organizado pelo Grupo Girassol e Chegança Bom Jesus dos Navegantes objetiva reforçar a conexão interestadual que fortalece uma importante política de salvaguarda do Patrimônio Histórico Imaterial da Bahia, Alagoas, Sergipe.

No Povoado Ilha do Ferro a programação cultural ficou com as apresentações do Pastoril Girassol, saudando a chegada do período natalino em nossa município e do renomado cantor e multi-instrumentista Jurandir Bozo com o espetáculo “Cantoria e Contos do meu Lugar”.

Ainda para o mês de dezembro foram realizadas inúmeras apresentações nas festas das Comunidades Espinhos, sítio Conceição, Jacarezinho, além das tradicionais corridas de canoas. Já no dia 21 de dezembro, no coreto da igreja matriz acontecerá o tradicional concerto Natalino, o evento conta com a parceria da centenária Sociedade Musical Guarany.

Finalizando o mês, no dia 30, o artista Jurandir Bozo retorna a comunidade da Ilha do Ferro apresentando um espetáculo inspirado no Guerreiro Alagoano.

Para o secretário executivo de cultura do município, o balanço é positivo e muito satisfatório. Ao longo do ano, a Prefeitura Municipal investiu, apoiou, realizou ações importantes para a manutenção da nossa diversidade cultural.

Foram chamamentos públicos para o carnaval, São João, apoio para eventos culturais (cavalgadas, vaquejadas, exposições, corridas de canoas, festas das comunidades rurais e ribeirinhas, lançamentos de livros, eventos da cultura popular, apoio a produção cinematográfica, capacitações do audiovisual), finalizando com a chegada de recursos da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc.