Moradores Da Ferreira De Novais, Depois De Quase 50 Anos De Espera, Voltam Contemplar O Velho Chico

Depois de uma espera de quase 50 anos, os antigos moradores da Avenida Ferreira de Novais voltaram a contemplar da porta de suas casas o rio São Francisco, coisa que não faziam desde o dia em que construíram a obra, inacabada, do que seria o mercado público, na gestão do então prefeito Antônio Gomes Pascoal, nos idos de 1971.

Desta época para cá passaram mais de 11 prefeitos e nenhum deles conseguiu derrubar as ruínas que tiraram a alegria dos olhos dos antigos moradores, estando hoje muitos falecidos.

Nesses quase meio séculos foram muitos pedidos e apelos em vão, pois os gestores públicos que assumiram durante este longo período prometeram e não cumpriram suas promessas de devolver a visão panorâmica aos admiradores do Velho Chico.
Porém, a partir da gestão do prefeito Flavinho Almeida, a esperança desses moradores tornou-se vigorosa com a construção da primeira etapa da importante obra de revitalização da orla fluvial da cidade de Pão de Açúcar.

Com o início (2018) e a conclusão da obra (2020), construída com recursos do próprio município, o que parecia um sonho impossível estava prestes a se tornar realidade. A primeira etapa da obra foi concluída, porém, não teve como ser inaugurada porque encontrou alguns empecilhos pela frente, sendo o principal, a não retirada dos botecos comerciais localizadas no perímetro da nova orla, por encontrar muita resistência da parte de seus proprietários, embora todos estivessem construídos de forma irregular em terreno público pertencente ao Município.

Ao mesmo tempo em que o prefeito Flavinho tentava uma solução pacífica para o problema, a obra de revitalização, em decorrência das ações do sol, vento e chuva, foi necessitando de reparos, prolongando, assim, a espera que durou mais de dois anos, deixando os moradores muito mais ansiosos para assistir à solenidade de inauguração que, por algumas vezes, foi marcada e adiada.

A partir da gestão do prefeito Clayton Farias Pinto, que assumiu no lugar do prefeito Flavinho Almeida, que renunciou ao mandato, em 16 de dezembro do ano passado, motivado por sérios problemas de saúde, novas negociações foram feitas com os proprietários de botecos, ficando as reuniões sob a responsabilidade dos titulares da Casa do Empreendedor e do Departamento de Cultura e Turismo.

As negociações evoluíram, os acordos foram firmados e, na tarde desta quinta-feira (27), os botecos foram demolidos pela Prefeitura de Pão de Açúcar, que utilizou um trator nesta ação muito elogiada pela população. O prefeito Clayton Farias acompanhou in loco as demolições.

E no dia 3 e março (terça-feira), às 17 horas, por ocasião das comemorações alusivas aos 166 anos de emancipação política do município, a primeira etapa da obra de revitalização da orla fluvial de Pão de Açúcar será inaugurada.

As barracas comerciais que fazem parte da nova orla fluvial serão administradas pelos ex-donos dos botecos que foram retirados pela Prefeitura de Pão de Açúcar, por determinação do prefeito Clayton Farias.

Hoje sem as ruínas do mercado público inacabado, que foram demolidas na semana passada, e sem os botecos, finalmente os pão-de-açucarenses já podem ter uma nova visão panorâmica do rio São Francisco, fato marcante na vida dos antigos moradores, que esperavam por este momento há quase cinco décadas.

É importante destacar que a segunda etapa desta obra será iniciada nos próximos meses, com recursos próprios do município, cuja área de abrangência se estenderá até à Banca do Peixe. Já a terceira etapa será construída pelo Governo do Estado de Alagoas, para cumprir uma promessa do governador Renan Filho. A área de abrangência da terceira etapa da nova orla fluvial se estenderá até às proximidades do Iate Clube Pão de Açúcar.

Com a nova orla, Pão de Açúcar dará um impulso grandioso para a consolidação do turismo, pois receberá um número muito maior de turistas.

Fotos: ASCOM/Edivânio Ferreira/Felipe Sena