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A Prefeitura Municipal De Pão De Açúcar, Através Da Smecetur Realizou, Na última Segunda Feira (10), Uma Formação Para Direcionar As Etapas De Orientação Para Estruturação Do Currículo Escolar De Pão De Açúcar.

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A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo  (SMECETUR) realizou, na última segunda feira (10), uma formação para direcionar as etapas de orientação para estruturação do Currículo Escolar de Pão de Açúcar.

O documento norteará a Educação Municipal, contendo as diretrizes curriculares municipais, construídas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL). 

O encontro foi contou com as participações da comissão de gestores das unidades municipais de ensino; dos técnicos da SMECETUR e do secretário executivo da UNDIME Alagoas, professor Neilton Nunes, que foi atuou também como o formador. 

A reelaboração do Referencial Curricular Municipal é um momento ímpar para todos os que fazem parte da educação. É uma oportunidade para que possam ter autonomia nessa construção que envolve saberes organizados e legitimar o outro dentro deste processo. 

“É um momento colaborativo onde todos poderão e deverão contribuir nesse processo do norteador de nossas ações pedagógicas. Assim, em parceria com a UNDIME -AL, fomentaremos o nosso referencial buscando garantir direito de aprendizagem e as condições de trabalho de todos os que fazem parte da educação desta rede”, disse a coordenadora do setor pedagógico e Gestão, Maria Betânia Almeida.

ENCONTROS FORMATIVOS

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SMECETUR, realizou, no período de 03 a 06 deste mês, o Primeiro Ciclo de Encontros Formativos do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo ( HTPC), com a participação d

os professores da rede. 

Diante da realidade atípica, por conta da COVID-19, os encontros se deram de forma virtual, respeitando as normativas estabelecidas pelos órgãos públicos, para o ensino na modalidade remota. 

Os encontros ocorreram com as seguintes divisões: professores da educação infantil e professores do ensino fundamental I. Já os professores do ensino fundamental II são agrupados por disciplina. 

Os encontros virtuais acontecem na primeira semana de cada mês. Neste primeiro ciclo, os formadores dialogaram com os professores sobre como está sendo a experiência de desenvolver as atividades educacionais de forma remota, utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis; quais as principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos; quais as suas experiências exitosas e, por fim, sobre os planos de ensino quinzenal, onde os professores foram orientados a seguir a Base Nacional Comum Curricular  (BNCC), bem como, os descritores nela estabelecidos. 


Segundo os formadores, os encontros foram muito construtivos, os professores interagiram bastante e avaliam como positivo.

#onovotempoéagora