Slider Shadow

Author Archive

01 JAN

Técnicas da SETUR realizam pesquisas em Pão de Açúcar

Written by Lucian Freitas Posted in Turismo

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte recebeu, no dia 03 do corrente, pesquisadoras da SETUR, Fabiana Menezes e Solange Reis, que vieram a serviço do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS),  para um trabalho de pesquisa junto aos empreendimentos, órgãos municipais e empresários locais ligados ao turismo do município, para assim, construir o Inventário da Oferta Turística de Pão de Açúcar.

Este trabalho faz parte do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, conhecido atualmente como Caminhos do São Francisco.  O Secretário Municipal de Turismo e Esporte de Pão de Açúcar, Cacau Machado, e o Diretor de Turismo, Lucian Freitas, reuniram-se com as pesquisadoras na sede da SMTE para alinhar e conhecer melhor o trabalho que as mesmas realizaram em todo o município de Pão de Açúcar no período de 03 a 06 do corrente.  O secretário Cacau Machado está apostando no desenvolvimento turístico do município de Pão de Açúcar com o trabalho que vem sendo realizado com o aval do prefeito Jorge Dantas.

9943_623826700996150_1332788265_n 1175510_623827327662754_418573702_n

Fotos de Érica Vanessa.

01 JAN

Galeria de arte do Cesmac apresenta os bordados de Pão de Açúcar e Piranhas supervisionados por Maria Amélia Vieira.

Written by Lucian Freitas Posted in Cultura, Turismo

Galeria de arte do Cesmac apresenta os bordados de Pão de Açúcar e Piranhas supervisionados por Maria Amélia Vieira
Artista visual coordena o projeto ‘Tecendo a Manhã’, que foi realizado durante seis meses nos povoados Ilha do Ferro e Entremontes
Nesta quinta-feira (29), o projeto “Tecendo a Manhã”, que envolve bordadeiras dos municípios de Pão de Açúcar e Piranhas, faz a abertura de uma exposição com os trabalhos produzidos pelas artesãs dos povoados Ilha do Ferro (Pão de Açúcar, a 250 km de Maceió) e Entremontes (Piranhas, distante 180 km). A mostra de bordados, que inclui fotografias e exibição de um documentário, será realizada na Galeria Fernando Lopes, do Cesmac, localizada na rua Cônego Machado, em Maceió, no bairro do Farol.
O projeto “Tecendo a Manhã” é uma realização do museu Coleção Karandash, com patrocínio da Caixa Econômica e do Sebrae-AL. Os trabalhos foram iniciados no mês de março, promovendo a troca de informações entre os dois grupos de bordadeiras, da Ilha do Ferro e de Entremontes. A consultoria é da artista visual Maria Amélia Vieira, que junto com o marido, o também artista visual Dalton Costa, sugeriu temas para os novos bordados e propôs a inserção nos trabalhos de fotos feitas por Dalton, representando a cultura, a arquitetura e os costumes de ambos os povoados.
Rejânia Rodrigues (no canto, à esq.): ‘Foi uma grande novidade esses modelos que Maria Amélia sugeriu’
“Bordamos panos de bandeja, guardanapos, os jogos americanos com as fotos das casas da Ilha do Ferro, fronhas, panos para lavabos e de cobrir pão”, relacionou a bordadeira Rejânia Sousa Rodrigues, 47 anos, reunida no final da semana passada com as colegas Carmem Silva Torres, 35, e Poliana Lima Gomes, 32, no salão da cooperativa Art-Ilha, que fica no povoado Ilha do Ferro.
Segundo Rejânia, os novos bordados produzidos especialmente para o “Tecendo a Manhã” fizeram “o maior sucesso” entre os turistas que apareceram no povoado nesse período de preparação do projeto. “Foi uma grande novidade esses modelos que a Maria Amélia sugeriu. Já vendemos tudo o que foi feito. Fizemos tudo outra vez, vendemos, fizemos de novo…”
“O bordado proposto por Maria Amélia é mais simples – o povo gosta. O segredo é que tem menos bordado – ficou mais elegante. Tem tido muita procura”, explicou Poliana.
A expectativa delas para esta exposição numa galeria de arte, na capital? “Que venda tudo e faça muito sucesso, e que os nossos bordados tenham cada vez mais procura”, resumiu Carmem Silva.
A exposição
Maria Amélia explica como está sendo organizada a mostra dos bordados na galeria do Cesmac. “Dividiremos o espaço único da galeria em três ambientes. Nas paredes, exibiremos as fotos de Dalton, com imagens dos povoados, do cotidiano dessas duas comunidades sertanejas às margens do rio São Francisco – o cotidiano e a paisagem, a arquitetura do lugar, além do próprio processo das bordadeiras trabalhando… Os bordados – cerca de 90 peças – serão apresentados nas vitrines e ainda serão exibidos nos dois livros-objetos que produzi, um com o trabalho das artesãs da Ilha do Ferro, outro com os bordados do pessoal de Entremontes.”
Maria Amélia: ‘A ideia era que elas parassem um pouco para repensar os bordados e trocassem informações entre si’
O documentário realizado por Dalton Costa, sobre todo esse processo de confecção dos bordados e sobre o desenvolvimento do projeto “Tecendo a Manhã” durante esses seis meses de produção, será exibido em um dos ambientes da exposição.
“Esses novos bordados que essas talentosas mulheres da Ilha do Ferro e Entremontes são hiperdelicados e o público gostou muito. Quando elas estavam produzindo as peças, apareciam clientes e compravam, encomendavam outros. Esses trabalhos que estão sendo expostos fazem parte já de uma quarta remessa que elas confeccionaram. Elas iam fazendo e vendendo tudo, quase que ficamos sem ter o que mostrar”, brincou a coordenadora Maria Amélia, feliz com o resultado comercial dos trabalhos.
“O objetivo do projeto foi alcançado”, afirmou. “A ideia é que elas parassem um pouco para repensar os bordados e também trocassem informações entre si e com as bordadeiras do outro povoado. Houve uma interação entre elas que foi muito bacana. Enquanto bordavam, digamos assim, o cotidiano delas, acho que a autoestima dessas mulheres cresceu ainda mais. Era isso mesmo que queríamos, que elas se reconhecessem com essa dádiva do fazer bordado.”
Maria Amélia avisa que todos esses panos de lavabo, fronhas e jogos americanos etc. estarão à venda a partir desta quinta-feira e, embora estejam em exposição, os compradores poderão levá-los no dia, “sem problema”, pois as artesãs garantem a substituição deles na galeria, rapidamente.
Do grupo de bordadeiras da Ilha do Ferro e de Entremontes, seis delas participarão da abertura da exposição nesta quinta. “É uma oportunidade de o público conversar com essas mulheres inteligentes e ativas e ainda fazer outras encomendas”, observou Maria Amélia.
Bordado feito por artesã do povoado Ilha do Ferro (Pão de Açúcar), que estará na exposição ‘Tecendo a Manhã’

Jorge Barboza

Exposição Tecendo a Manhã – Bordados confeccionados por artesãos dos povoados Ilha do Ferro (Pão de Açúcar) e Entremontes (Piranhas). Abertura nesta quinta-feira (29), às 17h.
Galeria Fernando Lopes (Cesmac) – Rua Cônego Machado, s/n, Farol. Mais informações: tel. (82) 3215 5283.
01 JAN

Classificação Parcial da Copa Pão de Açúcar de Futsal – 2013

Written by Lucian Freitas Posted in Gestão

GRUPO A

J1 J2 J3 J4 TOTAL

IPIRANGA

0

3

 

 

3 Pontos 

FAROL

0

0

 

 

0 Pontos 

ED. FÍSICA

3

3

 

 

6 Pontos 

ABINÉS

0

0

 

 

0 Pontos 

PÃO DE AÇÚCAR

3

3

 

 

6 Pontos 

 

1º Ed. Física

2º  Pão de Açúcar

 

GRUPO B

J1 J2 J3 J4 TOTAL

GEAN MÓVEIS

0

0

 

 

 0 Pontos

COSTA

0

3

 

 

 3 Pontos

PARCEIROS

0

3

 

 

3 Pontos 

FASVIPA

3

0

 

 

 3 Pontos

HUMAITÁ

3

3

 

 

6 Pontos 

 

1º Humaitá

2º  Costa

01 JAN

Secretaria de Turismo de Pão de Açúcar participa de ação para o desenvolvimento do artesanato em comunidades ribeirinhas.

Written by Lucian Freitas Posted in Turismo

Secretaria de Turismo de Pão de Açúcar participa de ação para o desenvolvimento do artesanato em comunidades ribeirinhas
No povoado Ilha do Ferro, secretário Cacau Machado e consultora Jussara Rocha conversaram com bordadeiras e escultores
do povoado Ilha do Ferro reunidos com o secretário Cacau Machado e a consultora Jussara Rocha

A prefeitura de Pão de Açúcar percorreu esta semana diversas comunidades do município com a consultora Jussara Rocha – do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) –, conversando com artesãos da região. O secretário de Turismo e Esportes Cacau Machado participou das atividades, juntamente com técnicos da atual gestão municipal.

No povoado Ilha do Ferro, às margens do rio São Francisco, celeiro de exímias bordadeiras e escultores populares que são também designers de móveis, Jussara e Machado conversaram com mulheres da cooperativa Art-Ilha e com os escultores. “Quando viajamos, queremos trazer conosco uma lembrança do lugar que conhecemos. O artesanato materializa o turismo”, disse a consultora no encontro com os artesãos, propondo a criação de uma associação regional. “É um projeto que pode trazer muitos benefícios à região”, explicou.

O grupo presente à reunião ficou animado com a iniciativa. “É para isso que lutamos tanto. Muitas vezes vamos dormir às 2h da madrugada, bordando, para levar à frente o nosso ideal”, disse a bordadeira Rejânia Rodrigues, liderança na cooperativa, filha do legendário escultor Fernando Rodrigues (1928-2009) e mulher do escultor Valmir Lima, que segue a tradição do povoado esculpindo bonecos, cadeiras e diversos utensílios em troncos e raízes de árvores como craibeiras, umulugum e imburana.

A maratona de visitas às comunidades – não somente em Pão de Açúcar, mas nos diversos municípios da região – recebe o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e do Planejamento e recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “Trata-se de um programa de dinamização do Baixo São Francisco, que começou em 2011, buscando renovar ativos naturais e culturais da região. Há muitos produtos valiosos e tem muita gente que não tem noção de que eles existem”, disse Jussara Rocha à reportagem do Alagoas Boreal.

Segundo Jussara, o objetivo da ação do IABS, com este projeto batizado de “Caminhos do São Francisco”, é criar uma rede empresarial que gere sustentabilidade. “Estamos fazendo um mapeamento das empresas e ajudando a formar outras e com isso fazer a gestão do desenvolvimento.” Depois desse “zoneamento turístico”, será construído um portal na internet com informação sobre as riquezas turísticas e culturais da região. “Quero muito que esta região seja um destino conhecido de todos, pois é de uma riqueza formidável”, reconheceu a consultora, apoiada por Cacau Machado. “É um projeto essencial e inadiável. E a nossa disposição é de ir a todos os lugares que têm esse potencial. O desafio inspira a todos nós”, afirmou o secretário.

Reportagem: Jorge Barboza.

01 JAN

Artesãs da PORCELANART do Povoado Impueiras recebem a consultora do IABS – Instituto Ambiental Brasil Sustentável

Written by Lucian Freitas Posted in Gestão, Turismo

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte recebeu a consultora do IABS – Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Jussara Rocha, para um encontro com as artesãs da PORCELANART do Povoado Impueiras, para dar andamento ao Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco (Caminhos do São Francisco), sendo para tratar nessa etapa o Desenvolvimento e o Fortalecimento das redes empresarias da cadeia produtiva. O encontro aconteceu na sede da Porcelanart, onde estiveram presentes a Presidenta Auxilia Sampaio e Jailma; Estavam também presentes o Secretário Municipal de Turismo e Esporte de Pão de Açúcar, Cacau Machado, e o Diretor de Turismo do município de Pão de Açúcar, Lucian Freitas. (17/08/2013 – das 14h às 16:30h); Fotos de Érica Vanessa.

01 JAN

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte recebeu a consultora do IABS – Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Jussara Rocha. Visita ao Museu Ambiental “Casa do Velho Chico”.

Written by Lucian Freitas Posted in Turismo

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte recebeu a consultora do IABS – Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Jussara Rocha, para um encontro com os empresários do município para dar andamento ao Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco (Caminhos do São Francisco), sendo para tratar nessa etapa o Desenvolvimento e o Fortalecimento das redes empresarias da cadeia produtiva. O Secretário Municipal de Turismo e Esporte de Pão de Açúcar, Cacau Machado, e o Diretor de Turismo do Município de Pão de Açúcar levaram a consultora para conhecer O Museu Ambiental – Museu do Velho Chico que fica localizada a Rua Coronel Manoel Antonio Machado, próximo a Praça Senhor do Bonfim! . (17/08/2013 – às 17:30h); Fotos de Érica Vanessa

969478_616084701770350_1983698879_n 996927_616085411770279_627712389_n 1001419_616085335103620_1114607407_n 1002184_616084618437025_85837260_n 1013083_616084715103682_432376663_n 1098309_616084721770348_35961369_n 1174972_616084665103687_1899652332_n 1185681_616084685103685_370535585_n

01 JAN

Bordadeiras da Art’Ilha do povoado Ilha do Ferro também recebem a consultora do IABS – Instituo Ambiental Brasil Sustentável.

Written by Lucian Freitas Posted in Turismo

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte recebeu a consultora do IABS – Instituto Ambiental Brasil Sustentável, Jussara Rocha, para um encontro com a Cooperativa de Bodados e Artesãos do Povoado Ilha do Ferro, para dar andamento ao Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco (Caminhos do São Francisco), sendo para tratar nessa etapa o Desenvolvimento e o Fortalecimento das redes empresarias da cadeia produtiva. O encontro aconteceu na sede da cooperativa de bordados no Povoado Ilha do Ferro, onde estiveram presentes as bordadeiras convidadas pela Presidenta Poliana e Rejane; Estavam também o Secretário Municipal de Turismo e Esporte de Pão de Açúcar, Cacau Machado, do diretor de Turismo do município de Pão de Açúcar, Lucian Freitas alem de Valmir e André (Dedé) que trabalham com artesanato em madeira. (17/08/2013); Fotos de Érica Vanessa.13584_616060748439412_2009113938_n 13593_616059008439586_1715074396_n 933977_616059038439583_896644230_n 969483_616059005106253_1489844095_n 996919_616059895106164_1838830700_n 998234_616059758439511_1339274320_n 1011637_616059921772828_903470786_n 1146586_616058985106255_1171732489_n 1148787_616059835106170_633111329_n 1148805_616058991772921_999540204_n 1150808_616060845106069_258438422_n 1150929_616059875106166_46891483_n 1151012_616058998439587_1363407926_n 1173664_616059028439584_1018134903_n 1175320_616059025106251_1804890191_n 1185550_616059031772917_734431434_n 1186786_616059021772918_823950628_n

01 JAN

Abertura da 1ª Copa Pão de Açúcar de FUTSAL.

Written by Lucian Freitas Posted in Esportes, Turismo

Abertura da 1ª Copa Pão de Açúcar de FUTSAL, com a presença do Prefeito, Jorge Dantas, do Secretário Municipal de Turismo e Esporte, Cacau Machado, Diretores da SMTE, Washington Vieira e Lucian Freitas, além de Assessores, Vereadores e Secretários Municipais. Na abertura, o Prefeito Jorge Dantas oficializou em seu discurso e deu o ponta-pé inicial da partida.

1157703_611409085571245_699807131_n 1150829_611409102237910_143949368_n 1150358_611411768904310_373736176_n 1148984_611408332237987_116781490_n 1146659_611409105571243_1572389689_n1098536_611408335571320_835763142_n 1004830_611409052237915_540768748_n 1002344_611409082237912_1999332438_n998635_611408365571317_266438495_n 994574_611409078904579_1145503039_n993336_611408368904650_667100295_n 970917_611408362237984_1143150782_n 934697_611411788904308_1036825934_n551046_611408358904651_318023681_n 483960_611409098904577_1156854112_n76072_611408338904653_2084423218_n 1146534_611409018904585_915195511_n

01 JAN

Copa Pão de Açúcar de Futsal – 2013.

Written by Lucian Freitas Posted in Esportes, Turismo

Nesta quinta-feira (08/08/2013) a partir das 18:30hrs, será dado o ponta pé inicial da I Copa Pão de Açúcar de Futebol de Salão – FUTSAL no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Átila Pinto Machado. Será prestado homenagem aos pavilhões nacionais, onde na oportunidade a Banda Guarany executará os Hinos Nacional e Municipal. O Prefeito Jorge Dantas dará o ponta pé inicial junto com o Secretário de Esportes Cacau Machado. Os primeiros confrontos serão entre as equipes PÃO DE AÇÚCAR X BINÉS, e COSTA CONFECÇÕES X FASVIPA. Vamos todos prestigiar o nosso esporte, escolha a sua equipe e venha torcer juntos. Contaremos com a participação de 10 equipes, totalizando 24 jogos que culminará com a decisão do grande campeão no dia 24 de setembro de 2013.

A partida de abertura e as finais serão portões abertos, as demais partidas será cobrado 01 Kg de alimento não perecível em prol das famílias carentes do nosso município.

Os jogos serão realizados todas as terças e quintas a partir das 18:30hrs.

01 JAN

Tabela dos jogos da Copa Pão de Açúcar de FUTSAL – 2013

Written by Lucian Freitas Posted in Esportes, Turismo

 

Tabela dos jogos da Copa Pão de Açúcar de FUTSAL – 2013:

 

Dia: 08 de Agosto de 2013:

 

19:00 horas Pão de Açúcar   x   Binés
20:00 horas Costa   x   Fasvipa

 

 

 

Dia: 13 de Agosto de 2013:

 

19:00 horas Ed. Física   x   Farol
20:00 horas Parceiros  x   Humaitá

 

 

 

Dia: 15 de Agosto de 2013:

 

19:00 horas Costa   x   Gean  Móveis
20:00 horas Ipiranga  x   Pão de Açúcar

 

 

 

Dia: 20 de Agosto de 2013:

 

19:00 horas Fasvipa    x   Parceiros
20:00 horas Ed. Física   x   Binés

 

 

 

Dia: 22 de Agosto de 2013:

 

19:00 horas Farol    x   Ipiranga
20:00 horas Humaitá   x   Gean Moveis

 

 

 

Dia: 27 de Agosto de 2013:

 

19:00 horas Pão de Açúcar   x   Farol
20:00 horas Costa   x   Parceiros

 

 

 

Dia: 29 de Agosto de 2013:

 

19:00 horas Ed. Física    x   Ipiranga
20:00 horas Fasvipa  x   Gean  Moveis

 

 

 

Dia: 03 de Setembro de 2013:

 

19:00 horas Farol    x   Binés
20:00 horas Pão de Açúcar   x   Ed. Física

 

 

 

 

 

 

 

Dia: 05 de Setembro de 2013:

 

19:00 horas Humaitá   x   Fasvipa
20:00 horas Gean Moveis   x   Parceiros

 

 

 

Dia: 10 de Setembro de 2013:

 

19:00 horas Costa   x   Humaitá
20:00 horas Ipiranga   x   Binés

 

 

 

Dia: 17 de Setembro de 2013 -  Semifinais:

 

19:00 horas 1º do Grupo “A”   x   2º do Grupo “B”
20:00 horas 1º do Grupo “B”  x   2º do Grupo “A”

 

 

 

Dia: 24 de Setembro de 2013: FINAL

 

19:00 horas Decisão do 3º e 4º Lugares
20:00 horas FINAL

 

 

 


Prefeitura de Pão de Açúcar
Av. Bráulio Cavalcante, 493, Pão de Açúcar - AL, CEP: 57400-000
TEL: 0xx(82) 3624 – 1130